Em aulão, colégio de Petrolina (PE) mistura conteúdo didático e expressões artísticas na preparação dos alunos para o Enem


Alunos de um colégio em Petrolina, Sertão de Pernambuco, tiveram uma aula que misturou disciplinas e expressões artísticas neste sábado (3). Os estudantes do Plenus Colégio e Curso, que se preparam para os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), participaram do segundo aulão 2016, realizado no Centro Cultural Dom Bosco. O evento trouxe poesia, música e artes cênicas para suavizar o conteúdo ministrado das 17h às 21h.

O tema ‘Velho Chico: nas águas do conhecimento’ foi a base comum para as apresentações dos professores e de atrações convidadas, como: o poeta Renivaldo Pinheiro, um dos artistas que abriu o segundo aulão ao lado do DJ Jocélio Bello e do cantor Nilton Freitas, que apresentou sua composição ‘Boato Ribeirinho’. Depois da introdução, os estudantes receberam o intensivão de biologia, matemática, geografia e todas as matérias que caem nos certames. As aulas foram intercaladas com mais apresentações artísticas.

Iniciativa que agradou bastante os estudantes Bruno Guilherme Freire, 19 anos, e Sara Gabriela Granja, de 15 anos. Focado no curso superior de Engenheira da Computação, Bruno tem uma rotina de estudos que começa de manhã, no pré-vestibular, e termina à noite, respondendo questões em casa. “Todos os dias faço as mesmas coisas, e isso [o aulão] foge totalmente da mesmice. Aprendi muito mais e de uma forma descontraída”, analisou. Sara, que faz o 1º ano do Ensino Médio e já se prepara para o Enem, tem um postura semelhante. “O aulão trouxe cultura e conteúdo didático de uma forma que é difícil não aprender”, conclui.

Segundo a Diretora Pedagógica do Plenus, Sílvia Santos, a opinião dos dois estudantes é uma indicação clara de que a escola alcançou o objetivo. “Buscamos criar um momento de interação em que unimos artistas, professores e alunos para darem um ar novo ao ensino”. Ela completa. “O didático puro já temos em sala de aula. Então, o aluno que sai de casa em pleno final de semana para ir ao colégio, quer ver uma aula diferente daquela com a qual ele está habituado no seu dia a dia”.


Até o fim de ano, o Plenus Colégio e Curso tem mais um aulão programado para o dia primeiro de novembro. O último intensivão acontecerá na Concha Acústica, Centro, e será um grande evento aberto à participação geral.

Clas comunicação e Marketing
Feito por: Bruno Alexandre Web -