10º Workshop da National Mango Board, que começa nesta quarta-feira (3) em Petrolina, ajuda na balança comercial do Vale do São Francisco

A comercialização de frutas para o exterior é o que vem puxando a balança comercial do Vale do São Francisco para o positivo. Em 2015, somente para os Estados Unidos, a região exportou cerca de 32 mil toneladas de manga, gerando uma receita de aproximadamente U$ 34 milhões. Muito desse resultado tem a ver com as ações desenvolvidas por entidades do Brasil e órgãos do país norte-americano, como é o caso da organização National Mango Board, que realiza nos dias 3 e 4 de agosto no Quality Hotel, em Petrolina – PE, o 10º Workshop do NMB. O objetivo é melhorar a qualidade e ampliar o consumo do fruto nos EUA.
O Workshop começa às 8h30, da quarta-feira (3), com a apresentação e boas vindas da organização aos visitantes do evento. Este ano, são esperados produtores de manga, exportadores, fornecedores, gerentes de packing house e profissionais de segurança alimentar de todo o Vale do São Francisco. A primeira palestra será às 10h15, quando o israelense especialista em irrigação, Adolfo Levin, falará sobre os efeitos da irrigação na produção, quantidade e tamanho do fruto durante as etapas fenológicas da manga.
À tarde, a partir das 14h, o engenheiro agrônomo, Diógenes Batista, e o economista, João Ricardo de Lima, ambos da Embrapa Semiárido, abordarão temas como ‘Bioecologia, danos e desafios’ e ‘Desafios da sustentabilidade da mangicultura no Vale do São Francisco’, respectivamente. Ainda no mesmo dia, às 17h45, uma homenagem a 18 atores que se destacaram no esforço de exportação agrícola da região completa a grade de abertura.
A programação continua na quinta-feira (4) a partir das 8h30, com o minicurso sobre análise de solo e recomendação de adubação, que será ministrado pelos professores da Univasf, Augusto Lima e ítalo Cavalcante, com participação do Laboratório de Análises de Solo e Planta (LASP), através da técnica responsável, Michelle Rocha. Também está programada para os participantes, uma visita de campo com foco na identificação de problemas técnicos na produção de manga. Para encerrar, às 12h, o gerente executivo da Valexport, Tássio Lustoza, e o diretor de pesquisas da NMB, Leonardo Ortega, fazem uma análise do evento e agradecem a participação de todos.
O X Workshop Internacional é promovido pela National Mango Board, organização responsável pelo programa de marketing do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, que age em parceria com a Valexport (Associação dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco) para realização da iniciativa na região
.
Inscrições
Os interessados podem se inscrever gratuitamente através do email da Valexport (secretaria@valexport.com.br). Mais informações podem ser obtidas com a secretária Beatriz Correia, pelo telefone (87) 3863-6000 ou pela fanpage: www.facebook.com/valexport.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feito por: Bruno Alexandre Web -