Escola de Petrolina estimula troca de livros entre alunos - Projeto " Livros à Mão Cheia" , veja a matéria a seguir ->


A leitura do livro termina e logo ele vai parar no cantinho empoeirado da estante. Para evitar esse desperdício, o Plenus Colégio e Curso de Petrolina organizou, na Praça 21 de Setembro, nesta quarta-feira (04), uma feira de troca de livros. A ação faz parte do projeto ‘Livros à Mão Cheia' e foi realizado dentro da programação do 3º Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão – Clisertão, que vai até esta sexta (06).
Os alunos puderam levar os livros que já leram para trocá-los por outros dos colegas. A ideia do colégio, segundo o professor e coordenador do projeto, Genivaldo Nascimento, é realizar uma “atividade de circulação dos livros, evitando que entrem em desuso, quando outros estudantes poderiam estar lendo-os”, diz ele.
O ‘Livros à Mão Cheia' envolve mais de 200 estudantes do Ensino Fundamental e Médio da escola. “Como o Plenus apoia o Clisertão, preparou a realização da feira de troca dentro do cronograma do evento”.
Uma das mães que acompanharam os filhos na troca de livros, Maria José da Silva, 36 anos, já tem o hábito de incentivar a filha, Amanda Thayná, 5º ano, a passar o livro para frete. Lembra que isso pode ser bem econômico para os pais que buscam atualizar a estante de leitura dos filhos. “Isso é uma forma de renovar o acervo sem custar muito”, completa.
Uma coisa leva a outra. Os alunos aprovaram o projeto. Segundo a coordenação do Plenus, o colégio já está programando uma visita pelas comunidades de Petrolina para realizar empréstimos de livros. Depois do “Livros à Mão Cheia”, a instituição pretende passar nos bairros e incentivar a leitura. De acordo com Nascimento, o primeiro bairro será o Cosme e Damião.
Parceiros na leitura. O Colégio é parceiro do Clisertão, evento de leitura de livros que vem se fortalecendo na agenda cultural do estado. O Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão é organizado pela Universidade de Pernambuco (UPE), em Petrolina, com duração de uma semana. Nesta edição, estão sendo homenageados os escritores Antônio Torres e Elisabet Moreira, que participam de conferências e trocas de ideias com o público. Na programação do Clisertão, ainda há mostras de filmes, exposições, entrega de livros, peças teatrais, contações de histórias e minicursos. O Congresso acontece o dia todo. CLAS . Comunicação e Marketing 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feito por: Bruno Alexandre Web -