Semana Nacional de Ciência e Tecnologia traz para Petrolina a Mostra Sesc Prismas do Som


Em meio as palestras, oficinas, minicursos e exposições que vão movimentar a 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, uma atração promete educar pela acústica musical. É a mostra Sesc Prismas do Som, que será apresentada gratuitamente de 18 a 21 deste mês no Ginásio do Sesc Petrolina, das 8h às 18h.

A mostra, que atende distintas faixas etárias e dialoga com várias disciplinas, entre elas, a física, matemática e biologia, se divide em 20 estações compactas de experimentação e demonstração. Em cada uma delas o visitante é apresentado a uma série de instrumentos incomuns, a exemplo de aerofones, cordofones, membranofones e eletrofones.

O resultado é uma verdadeira caixa de ressonância das experimentações, criações e improvisações sonoro-musicais do público, que desmistifica o som, o silêncio e o ruído, em meio a uma série de jogos e brincadeiras didáticas.

De acordo com o curador, Leonardo Moraes, a Mostra, que é uma realização do Departamento Nacional do Sesc em parceria com o Sesc Pernambuco, mexe com os sentidos, significados e singularidades musicais de cada um. “As estações expõem desde as reações do aparelho respiratório, perpassando por conceitos da física, que tratam de pressão arterial, por exemplo, até as emoções. As pessoas costumam ficar empolgadas, bem humoradas e até reflexivas, nunca indiferentes”, completou.
Ciência Alimentando o Brasil

A 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que tem o tema “Ciência alimentando o Brasil”, começa às 14h da terça-feira (18), no Teatro Dona Amélia com a palestra Agroindústria da Uva do Vale do São Francisco, ministrada pelo professor do IF Sertão, Marcos Lima. Em seguida, às 16h, Augusto Barroso e banda fazem um show musical no Ginásio do Sesc.

Com ações distribuídas nas dependências do Sesc, Senai e na Embrapa Semiárido, a SNCT 2016 prossegue abordando assuntos como a qualidade dos alimentos, agricultura familiar, agrotóxicos e programas de segurança alimentar. Os interessados ainda podem se inscrever gratuitamente por meio dos sites: www.sesc-pe.com.br e www.bit.ly/SNCTSESC2016.

Durante todos os dias, das 8h às 18h, o Ginásio do Sesc vai se transformar numa grande feira de exposições com livre acesso, onde os visitantes poderão conferir, desde produtos orgânicos até uma exposição de abelhas, além de orientação nutricional, saúde holística e um museu de ciências.

A 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma realização do Sesc Petrolina em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Durante o evento serão arrecadados alimentos para doação às instituições cadastradas no Banco de Alimentos do Sesc Petrolina, que atende 39 instituições sociais beneficiando cerca de 9 mil pessoas.
Feito por: Bruno Alexandre Web -