Para melhorar a educação, cidades do interior de Pernambuco passam a investir na qualificação do professor

O ensino em escolas do campo tem algumas peculiaridades. Muitas vezes os alunos vivem em locais distantes e com dificuldade de acesso às novas tecnologias. É neste momento que se destacam ações educacionais como em Araripina (PE), que promove neste sábado (16) uma oficina pedagógica com Eliete Maia Araújo, uma das consultoras no segmento mais requisitadas do Sertão de Pernambuco, quando o quesito é mudanças de metodologias e foco no incentivo à leitura.
A pedagoga analisará a obra Girassol da editora FTD, usada pelos cerca de 70 professores que estarão no evento. Para que a oficina tenha reflexo nos estudantes, Araújo tocará em temas bem atuais na realidade dos docentes Araripienses. “Algumas características da sala de aula na cidade não se repetem nos locais mais afastados. Nessas áreas, mais do que em qualquer outra, a multidisciplinaridade, a ligação entre as disciplinas e a busca por novas compreensões da realidade e do ambiente que se vive devem ser pautados pelos educadores”, analisa.
As oficinas devem durar quatro horas. A consultora gosta de usar o momento para fazer atividades dinâmicas que facilitem a absorção das propostas colocadas na aula. Segundo Eliete Araújo, além de Araripina, que fica no Sertão do Araripe, outras cidades passaram a convidá-la para realizar capacitações, seminários, feiras culturais, formação continuada, workshop e encontros pedagógicos. “Está surgindo um entendimento entre as instituições de ensino que é necessário focar em questões como a humanização das aulas, tornando-as prazerosas, e isso começa por um professor bem capacitado”, completa a psicopedagoga.
Além de consultorias e assessoramento a editoras, escolas e empresas da região do Vale do São Francisco, Eliete Araújo acumula experiências à frente da empresa Maia Eventos Educacionais e como professora Universidade de Pernambuco (UPE), coordenadora pedagógica dos colégios GEO, em Juazeiro, e Dom Bosco, em Petrolina, e presta consultorias para grupo Abril Educação, maior grupo editorial do país.  Clas Comunicação e Marketing 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feito por: Bruno Alexandre Web -